Quarto montessoriano: conceito e dicas de como fazer!

Você já ouviu falar nos quartos montessorianos?  Esta técnica consiste em preparar ambientes,  através dos olhos da criança, criando nela independência e liberdade, estimulando a criatividade e a autonomia nos baixinhos.

Por  volta do ano de 1907 a médica e educadora italiana Maria Montessori desenvolveu esta técnica também chamada de técnica montessori, afirmando que o método “ajude-me a agir por mim mesmo” faria com que as crianças aprendessem por meio da liberdade em um ambiente em que pudessem se locomover livremente desde muito cedo.

Three little friends playing with wooden bricks

Para preparar o ambiente montessoriano é necessário considerar a agilidade e a facilidade no posicionamento dos móveis. É de suma importância que os pequenos tenham autonomia em seu espaço, afinal de contas, nada melhor que os brinquedos, as roupas e a cama estejam ao alcance deles para vestir, pegar, brincar, guardar, subir e descer. Dessa forma não será trabalhado apenas o conceito de autonomia, mas também a ideia de organização.

Image of joyful friends having fun on playground outdoors

Outro ponto extremamente relevante é certificar-se da segurança no momento de montar e decorar o quarto. Exemplos disso são esconder ou proteger as tomadas, adquirir móveis que não tenham risco de cair, evitar vidros, pregos e móveis com quinas, etc. Posicionar barras para ajudar na locomoção dos pequenos  também pode ser uma ótima dica para os papais que estão planejando montar o quarto montessoriano para seus bebês.

Vale ressaltar que os quartos montessorianos não precisam ser elaborados de forma sofisticada, basta apenas que os móveis e objetos estejam ao alcance das crianças no intuito de ajudar a desenvolver a autonomia, a organização e a liberdade nos pequenos, ressaltando a importância de “fazer com eles” e não apenas “fazer para eles”.

 

Fontes: Revista Mundo Bebê; www.mildicasdemae.com.br